Texto: Isabella Campos - Ascom Casa Civil
Fotos: Estácio Júnior - Casa Civil
As ações do Governo do Estado e da Prefeitura somaram
quase de R$ 100 milhões em investimentos para o fortalecimento do Sertão
Central
Reforçando o compromisso com o desenvolvimento do sertão
cearense, o Governo do Ceará realizou, nesta sexta-feira (26), uma série de
entregas e anúncios para a população de Quixeramobim e da região do Sertão
Central. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do
ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, do prefeito de
Quixeramobim, Cirilo Pimenta, e de outras autoridades.
Durante a agenda, foi assinada ordem de serviço para a
construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central, da
Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim. Além disso, foram
entregues 17 tratores para mecanização agrícola, beneficiando dez municípios da
região, e três sistemas de dessalinização para os distritos de Nenelândia,
Carqueja e Mearim.
Filho de agricultor e conhecendo bem os desafios do cearense
do Interior, o governador Elmano de Freitas ressaltou a alegria de realizar
entregas importantes para o sertão. “Eu quero dizer que estou muito feliz de
estar aqui hoje, em Quixeramobim, neste dia tão importante para o município. É
um dia de muitas conquistas e estamos aqui para trabalhar e nos dedicar cada
vez mais”, afirmou o gestor estadual.
“O Governo do Ceará está aqui para anunciar investimentos em
várias áreas: obras de infraestrutura, pavimentação, desenvolvimento, educação
e mecanização agrícola. Isso mostra que existe um time unido trabalhando pelo
desenvolvimento do povo”, destacou o ministro José Guimarães, natural de
Quixeramobim, do distrito de Encantado.
O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, agradeceu a
parceria com o Governo do Ceará, que tem contribuído para a transformação do
município. “Quero agradecer ao governador Elmano de Freitas pelas ações
importantes que estão sendo autorizadas e entregues hoje. Aqui, autorizamos
obras que tornarão Quixeramobim muito melhor em sua infraestrutura, saúde e
educação”.
Novo campus da Uece
Com investimento inicial de R$ 29 milhões nas obras, o
campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central da Universidade
Estadual do Ceará (Uece), em Quixeramobim, será construído ao lado do Hospital
Regional do Sertão Central. A iniciativa criará um polo de formação pública,
gratuita e de alto nível para cursos de Medicina e outras áreas da saúde,
consolidando o projeto de expansão da Uece na região do Sertão Central.
O reitor da Uece, Hildebrando Soares, ressaltou a
importância do novo campus para o processo de descentralização do ensino
superior e da saúde no Estado. “O investimento do Governou do Ceará na
construção do campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central
representa a realização de um grande sonho de toda esta comunidade. Em 2023,
criamos o curso de Medicina e temos o projeto de transformar a região do Sertão
Central em um importante polo de saúde e inovação, com a formação de médicos e
demais profissionais da área em altíssimo nível”, afirmou.
O novo campus contará com dois blocos de salas, totalizando
40 espaços destinados a aulas e laboratórios, além de um bloco administrativo e
um bloco acadêmico. A estrutura também incluirá restaurante universitário,
biblioteca, auditório, área de convivência, complexo poliesportivo, bem como
obras de urbanização e estacionamentos. O campus será integrado física e
academicamente ao Hospital Regional do Sertão Central, voltado ao ensino de
graduação e, futuramente, à pós-graduação, à pesquisa, ao desenvolvimento
tecnológico e à extensão universitária.
Mecanização agrícola
Com investimento de mais de R$ 2,8 milhões, foram entregues
17 tratores beneficiando dez municípios, sendo sete destinados aos municípios
de: Banabuiú, Choró (dois tratores), Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama,
Milhã e Quixeramobim. Outros dez tratores, por meio do Projeto São José, foram
destinados a associações comunitárias e de produtores rurais dos municípios de
Banabuiú, Choró, Ibaretama, Jaguaretama, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim
e Russas.
Em Banabuiú, foram beneficiadas a Associação Comunitária dos
Trabalhadores Rurais da Fazenda Boa Água, a Associação dos Produtores Rurais de
São Gonçalo e a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Caiçarinhas
(ACPPC).
Também receberam os equipamentos a Associação Comunitária
dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, em Choró; a Associação
Comunitária dos Pequenos Produtores de Cajueiros, em Ibaretama; a Associação
das Comunidades Unidas do Projeto de Assentamento P.A. Brasibel, em
Jaguaretama; a Associação dos Bovinocultores da Região de Mulungu, em Piquet
Carneiro; a Associação São Pedro, em Quixadá; a Associação Comunitária dos
Moradores da Comunidade de Pontal Alegre, em Quixeramobim; e a Associação dos
Pequenos Produtores Rurais Francisco Alves de Lima do Sítio de Baixo, em
Russas.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Taumaturgo Júnior,
reforçou o compromisso do Estado com os homens e mulheres do campo. “Nos
orgulha o compromisso do Governo do Ceará com a agricultura familiar cearense.
Fizemos o maior investimento da história, com R$ 1,2 bilhão, para fortalecer a
agricultura cearense, com mecanização agrícola, tecnologia social, projetos
produtivos, saneamento rural e regularização fundiária. Ou seja, ações que
transformam e levam dignidade aos homens e mulheres do campo”, pontuou.
Oceline Soares preside a Associação Comunitária dos
Moradores de Pontal Alegre, de Quixeramobim, entidade liderada por mulheres do
campo. Ela define que o equipamento será um importante instrumento de trabalho.
“Esse equipamento vai trazer mais desenvolvimento para a
área em que atuamos, que é a bovinocultura leiteira”, explicou. “O Projeto São
José, na nossa comunidade, vai promover um grande desenvolvimento para a
agropecuária local e, acredito eu, também para o nosso município”, completou.
Orgulhosa do trabalho realizado ao lado das companheiras,
Oceline destacou a felicidade pela conquista. “Não são apenas os homens que
desenvolvem esse trabalho; nós, mulheres, também estamos presentes. Estamos
junto das nossas famílias, muitas vezes ao lado dos nossos esposos e filhos,
atuando na agricultura familiar por meio da bovinocultura”, concluiu.
Quem também comemorou a chegada do trator para sua
comunidade foi Juvenal Celestino Cezário, presidente da Associação Comunitária
dos Moradores de Alto Alegre de São Boa Ventura, no município de Choró. “É uma
conquista muito importante para nós, porque vai beneficiar cerca de 40 famílias
que esperavam por esse equipamento para melhorar o nosso trabalho na
agricultura”, afirmou.
Acesso a água de qualidade
O Governo do Ceará, em parceria com o Governo Federal,
também entregou, nesta sexta-feira (26), três sistemas de dessalinização por
meio do Programa Água Doce, com investimento de R$ 756 mil. O secretário dos
Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, ressaltou a importância das políticas
públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para garantir o acesso à água de
qualidade à população que mais necessita.
“Hoje, essa parceria tão importante resultou na entrega de
três sistemas de dessalinização para três assentamentos. Esses são instrumentos
que permitem que o homem do campo tenha acesso à água cristalina, e não
salobra. O Governo do Ceará tem priorizado garantir que água de qualidade
chegue a todos os cearenses”, destacou.
Foram beneficiadas 304 famílias com a ação, das comunidades
de Nenelândia, Carqueja e Mearim. Entre as famílias beneficiadas em Mearim,
está a de Antônio Luís, presidente da Associação de Moradores. “Foi uma coisa
muito boa, né? Mudou a vida da comunidade, que agora tem direito a água de
qualidade. Era um sonho e foi realizado”, contou.
O programa tem como objetivo garantir o acesso à água de
qualidade para consumo humano em comunidades rurais do semiárido brasileiro. A
iniciativa utiliza sistemas de dessalinização para transformar águas
subterrâneas salobras em água potável, promovendo segurança hídrica, melhoria
da qualidade de vida e fortalecimento da permanência das famílias no campo.
Pavimentação asfáltica
Durante o evento, também foi assinada a ordem de serviço
para a pavimentação asfáltica de estradas para os distritos de Belém, Algodões
e Lacerda, no município de Quixeramobim. A obra, de responsabilidade da
Prefeitura, terá investimento de mais de R$ 48,3 milhões, por meio de
financiamento federal, e extensão de 31,53 quilômetros.
Postar um comentário