O memorial proposto para homenagear os sete jovens atletas que morreram no acidente envolvendo a equipe de basquete da Associação Desportiva de Juazeiro (Adeju) ganhou forma e emocionou familiares, amigos e a comunidade esportiva. A imagem do monumento foi divulgada junto ao projeto de indicação apresentado na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.
A proposta prevê a instalação de sete esculturas em tamanho real, representando os atletas em diferentes posições de jogo. As estátuas aparecem vestindo uniformes de basquete e segurando bolas, formando um conjunto simbólico que remete à paixão dos jovens pelo esporte.
O memorial seria instalado em uma estrutura circular nas dependências do Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte, voltada para a Avenida Padre Cícero.
Projeto busca eternizar a memória dos atletas
A iniciativa é de autoria do vereador William Bazilio, o Bilinha (PT), que apresentou o projeto na última quinta-feira (18). A proposta prevê a substituição da atual escultura em formato de bola existente no local por um espaço permanente de homenagem aos atletas Marcos Miguel, Henrique, João Paulo, Luiz José, Cauã, Jônatas e Matheus Henrique.
Segundo o parlamentar, o Ginásio Poliesportivo foi escolhido pelo forte valor simbólico que possui para a história dos jovens e para a própria cidade.
Além de servir como espaço de treinamento e competições da equipe de basquete, o ginásio também se transformou em um ponto de encontro da população durante os dias de luto, recebendo homenagens, orações e o velório coletivo de parte das vítimas.
Legado de amor ao esporte e à vida
Ao apresentar a proposta, o vereador destacou que a intenção não é apenas preservar a memória dos atletas, mas também transformar a dor em um legado para as futuras gerações.
“A dor das famílias é um território sagrado. Não há intenção de impor uma lembrança, mas sim de pedir licença para que Juazeiro do Norte possa abraçar essa dor e transformá-la em um legado de valorização da vida”, escreveu Bilinha.
Tragédia comoveu o Ceará
Os sete atletas morreram após o tombamento do ônibus que transportava a delegação da Adeju durante o retorno de uma competição disputada em Sobral.
A tragédia provocou grande comoção em Juazeiro do Norte e em toda a região do Cariri, mobilizando autoridades, entidades esportivas, instituições religiosas e a população em diversas manifestações de solidariedade.
O projeto do memorial segue agora para análise das comissões permanentes da Câmara Municipal antes de ser submetido à votação em plenário.
Postar um comentário